Este sítio é provisório e se destina tão somente ao entendimento deste projeto.
Quando tratamos de dar entendimento a qualquer projeto envolvendo arcabouço tecnológico mais sofisticado e complexo, esbarramos costumeiramente na dificuldade em passar adiante a melhor compreensão possível dos recursos aplicados e dos resultados que serão obtidos ao longo do tempo. Portanto, o projeto em pauta, tido como projeto piloto, é, no nosso entender, a melhor forma de demonstrar o que se pretende.
Em projetos deste porte, duas dificuldades se apresentam de imediato:
Diz respeito a infra estrutura tecnológica necessária para abrigar todos os recursos necessários ao seu desenvolvimento, bem como o espaço suficiente para a guarda do acervo digital produzido, uma vez que o projeto prevê a digitalização de um volume considerado de exemplares do Jornal do Commercio. Segue abaixo os quantitativos do arquivo.
Diz respeito ao arquivo propriamente dito, o estado de conservação dos seus itens e a porção do arquivo que se pretende digitalizar.
A primeira das dificuldades será resolvida com a adoção de uma parceria entre a ACRJ e a empresa Google, eliminando os altos custos de contratação de uma plataforma de tecnologia similar aquela que nos é oferecida pela empresa americana. A segunda dificuldade se dá pela condição atual do arquivo, com boa parte do acervo já em estado adiantado de decomposição o irá requerer atenção redobrada durante o processo de preparo e higienização. Salvar o que for possível ser salvo é parte dos objetivos a serem alcançados.
OBS: As fotos acima não correspondem com a realidade atual do arquivo, extremamente prejudicado
FLUXO PREVISTO PARA DESENVOLVIMENTO DOS TRABALHOS